Sistemas de climatização. Você pode estar precisando de um.
Nos últimos dias passamos por uma forte onda de calor, e garanto que todos, em algum momento, sonharam com um local com temperatura mais amena.
E quando todo este calor acabar já começaremos a nos preparar para o inverno que virá em seguida.
E novamente sonharemos com um ambiente onde as temperaturas não nos maltratem.
Mas será que é possível chegar do trabalho e entrar em um ambiente onde, independente da temperatura externa, sempre se encontrará uma temperatura agradável?
A reposta é sim, graças aos sistemas de climatização existentes hoje.
Climatizar ambientes consiste em um processo de tratamento de ar onde se pode controlar simultaneamente a temperatura, umidade, pureza e movimentação do ar proporcionando um ambiente mais agradável tanto no verão quanto no inverno.
Para épocas de forte calor o mercado oferece uma gama considerável de tipos e modelos de ar condicionado que devem ser instalados de acordo com as características do ambiente, como por exemplo, a área e a quantidade de pessoas que habitam o local.
Existem aparelhos de ar condicionado que são ideais para apenas um ambiente ou cômodo, enquanto outros, os chamados sistemas de ar condicionado central, são utilizados quando a intenção é deixar todos os ambientes com a temperatura homogênea.
Os aparelhos variam também quanto à capacidade de refrigeração, local de instalação, se são internos ou externos, por exemplo.
Neste texto não temos a intenção de descrever as características técnicas dos aparelhos disponíveis, mas alertar para dicas importantes na hora de adquirir o melhor aparelho.
E por falar em dicas é sempre bom lembrar que sistemas de climatização são grandes vilões no consumo de energia elétrica.
Então na hora de escolher o sistema de ar condicionado leve em consideração a área onde ele atuará o número de pessoas que habitam o local, o consumo de energia, o local de instalação e o impacto que ele causará na arquitetura e na decoração do imóvel.